PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
O que é mais importante para você: conseguir se aposentar com a maior renda possível ou se aposentar rápido? Você sabe o que é um planejamento previdenciário? Muitas pessoas somente procuram um advogado quando o pedido de aposentadoria é negado pelo INSS ou quando acham que o valor da aposentadoria ficou muito abaixo do esperado, não é mesmo?
O que muita gente não sabe é que é possível planejar sua aposentadoria e evitar surpresas desagradáveis! Além disso, se programar para conseguir o melhor benefício possível diante de todas as regras de transição. Cada regra de transição possui uma forma de calcular a sua aposentadoria, por isso é muito importante analisar cada uma delas. O que você vai ver neste post:
O que é o planejamento previdenciário?
Documentos necessários para fazer um planejamento previdenciário
O que é o CNIS?
O que é o PPP?
Recolhimentos retroativos
O QUE É O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?
O planejamento irá te responder as seguintes dúvidas:
-
- qual é o seu tempo atual de contribuição;
- quanto tempo falta para se aposentar na regra que vai te dar o maior benefício E na regra que você irá se aposentar mais cedo;
- quanto você irá investir até a data da sua aposentadoria caso contribua sobre o teto do INSS e qual será o retorno financeiro desse investimento;
- quanto você irá investir caso queira contribuir sobre um valor menor e qual será o seu retorno nesse caso;
- qual será a regra e o valor da contribuição mais vantajosos para o seu caso específico.
Alguns segurados precisam obter a aposentadoria o mais rápido possível, pois estão sem dinheiro. Nesse caso, a melhor regra será aquela que irá permitir o benefício em menor tempo. Entretanto se esse não é o seu caso, você pode se programar para trabalhar um pouco a mais e conseguir um benefício mais alto.
Há casos em que trabalhar seis meses a mais já dá uma enorme diferença no valor do benefício. Você sabe o porquê? Porque você pode preencher os requisitos de outra regra de transição e, como cada regra de transição possui uma forma de cálculo, o valor do benefício pode mudar.
As pessoas se planejam para fazer uma viagem dos sonhos, para trocarem de carro, mas são poucas as que se programam para um evento muito importante que é a tão sonhada aposentadoria.
https://www.loom.com/share/a854ae724be14dfeaddde78721af2501?sid=4cf07809-32a2-4273-9fa5-24279bc08381
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA FAZER UM PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
-
- CNIS (explico abaixo o que é e como conseguir)
- CTPS
- PPP (para quem trabalha exposto a algum fator de risco. Ex: ruído, vírus e bactérias, frio intenso, hidrocarbonetos, etc)
- CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (para quem quer trazer para o INSS algum período trabalhado na União, Estado ou Município)
O que é o CNIS ?
O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é um extrato das suas contribuições previdenciárias e nele há todo o seu histórico contributivo, sendo possível verificar:
-
- o seu tempo de contribuição;
- os valores das contribuições já efetuadas;
- as empresas para as quais você já trabalhou;
- as pendências no sistema do INSS que precisam ser corrigidas;
- se existe algum período sem contribuição que possa ser indenizado; ***
- se o seu histórico está completo ou se falta algum período
Dessa forma, você já poderá se antecipar e corrigir todos os pontos que poderão atrasar a concessão da sua aposentadoria lá na frente. Além disso, será possível saber o valor médio das suas contribuições até o presente momento e, a partir daí, fazer os cálculos para saber com quanto terá que contribuir para ter o benefício no valor que gostaria.
Caso você já tenha trabalhado exposto a algum *fator de risco (agentes químicos, físicos ou biológicos) será muito importante conseguir o seu PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), pois assim conseguirá aumentar o seu tempo e/ou renda.
O QUE É O PPP?
O PPP é um documento emitido pela empresa que possui informações sobre o cargo você ocupava na empresa, a descrição das atividades desempenhadas, a exposição aos fatores de risco, o período da exposição ao risco, dentre outras coisas.
*O QUE SÃO FATORES DE RISCO?
Vou citar alguns exemplos para facilitar, ok? Os agentes podem ser:
-
- Químicos: Benzeno (fabricação de calçados, soldagem); silicatos; chumbo, etc;
- Biológicos: Fungos, vírus e bactérias;
- Físicos: Ruídos, frio e calor artificiais, radiação ionizante.
Não se preocupe, caso seja autônomo (a) e tenha ficado exposto a algum fator de risco, você poderá contratar um engenheiro ou médico do trabalho para que esse profissional elabore um laudo técnico das condições ambientais e, após, um PPP para o seu consultório ou clínica. Isso ocorre quando um médico ou dentista, por exemplo, possui consultório e não possui PPP anterior.
Mas para que eu preciso de um PPP? Esse documento é importante, pois pode antecipar a concessão da sua aposentadoria e/ou aumentar o valor do seu benefício!
Você já trabalhou para a União, Estado ou Município? Caso já tenha trabalhado, poderá levar esse tempo para ser computado no regime geral (INSS). Entretanto você irá precisar de uma Certidão de Tempo de Contribuição!
Caso tenha tempo de serviço militar, irá precisar de uma Certidão emitida pelo Ministério do Exército, Marinha ou Aeronáutica para levar esse tempo para o INSS. Esse tempo pode antecipar de forma significativa a sua aposentadoria. https://silviamarinho.com.br/2020/02/20/tempo-de-servico-militar-conta-para-a-aposentadoria/
RECOLHIMENTOS RETROATIVOS
Em alguns casos é possível fazer recolhimentos retroativos de períodos que ficaram sem contribuição e, consequentemente, majorar o valor do benefício e/ou antecipara a concessão da aposentadoria.
Fique esperto(a)!
Isso não ocorre em todos os casos! Somente após vários cálculos e análise do período será possível saber se no seu caso será vantajoso esse recolhimento.
Você irá saber quanto irá gastar e qual será o retorno desse recolhimento, se será pouco, muito ou nenhum.
Não faça esses recolhimentos sem antes consultar um advogado previdenciário, pois poderá jogar dinheiro fora e, com certeza, não é isso que você quer, não é mesmo? A partir de uma planilha e de um relatório você terá a exata noção de como deverá proceder para ter o melhor benefício previdenciário possível.
Estamos à disposição para te ajudar!
Fiz um e-book bem simples e esquematizado para quem quer entendeu um pouco sobre todas as regras de transição hoje vigentes de aposentadoria! Caso queira dar uma conferida, segue o link https://go.hotmart.com/L70031336M
Um abraço!