Salário Maternidade
- Salário Maternidade Urbano
O salário maternidade é um benefício previdenciário devido a pessoa que se afasta de sua atividade, por motivo de:
- nascimento de filho,
- aborto não criminoso,
- adoção ou
- guarda judicial para fins de adoção.
Duração do Salário Maternidade
A duração do salário-maternidade irá depender do motivo que originou o benefício, veja:
- 120 dias no caso de parto
- 120 dias no caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção, independentemente da idade do adotado, desde que tenha no máximo 12 anos de idade
- 120 dias no caso de natimorto
- 14 dias no caso de aborto espontâneo ou previstos em lei (estupro ou risco de vida para a mãe)
No caso de empregada de empresa que aderiu ao Programa Empresa Cidadã, a licença será prorrogada por 60 dias. O benefício também é estendido para a licença paternidade, pois o pai passou a ter o direito de 15 dias a mais.
Carência Para a Concessão do Benefício
Carência é o número mínimo de contribuições necessárias para a obtenção do benefício. A carência irá variar de acordo com o tipo de segurado.
- 10 meses: para o contribuinte individual (que trabalha por conta própria), facultativo e segurado especial (rural).
- Não há necessidade de carência:
- para o segurado empregado,
- empregado doméstico e
- trabalhador avulso (que estejam em atividade na data do afastamento, parto, adoção ou guarda).
- Para os desempregados: é necessário comprovar a qualidade de segurado do INSS e, em alguns casos, cumprir carência de 10 meses trabalhados.
Forma de Cálculo do Salário Maternidade
- Para a empregada ou trabalhadora avulsa, a Lei determina que o valor do benefício seja no mesmo valor da sua remuneração integral equivalente a um mês de trabalho.
Caso a remuneração da empregada ou trabalhadora avulsa seja parcialmente ou totalmente variável, será considerada a média aritmética simples dos 6 últimos salários. Nesses casos, a média será apurada de acordo com o valor definido para a categoria profissional em lei ou dissídio coletivo.
- Para a empregada doméstica (em atividade), a Lei determina que o valor do benefício seja no mesmo valor do seu último salário de contribuição.
- Para a contribuinte individual, facultativa e desempregada em período de graça, em 1/12 avos da soma dos últimos 12 últimos salários de contribuição apurados em período não superior a 15 meses. Nesse caso dá para fazer um planejamento previdenciário antes da gravidez (quando programada) para melhorar o valor do benefício. https://silviamarinho.com.br/2022/03/11/planejamento-previdenciario/
Importante: período de graça é o período em que a pessoa continua com a qualidade de segurada, independentemente de contribuição.
Saiba como Solicitar o Salário-Maternidade
- Acesse o portal do Meu INSS
- Clique em “Cadastre-se”;
- Clique em “Meu INSS” e depois em “Salário Maternidade Urbano” e siga os passos até finalizar a solicitação do benefício.
- Esta solicitação poderá ser concluída sem a necessidade de comparecimento a uma Agência do INSS, pois o processo é digital. A solicitação pode ser acompanhado pelo Meu INSS, ou pelo telefone 135
- A empregada (de empresa) deve solicitar obenefício diretamente na empresa.
Informações Adicionais
O salário maternidade é devido para o adotante do sexo masculino , tanto no caso de adoção quanto no caso de guarda para adoção.
O benefício não pode ser acumulado com os benefícios por incapacidade. Dessa forma, se estiver recebendo auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez não poderá receber o salário-maternidade.
A segurada contribuinte individual pode fazer um planejamento previdenciário para obter um benefício no teto ou próximo do teto, uma vez que pode aumentar o valor da contribuição. Aumentando o valor da contribuição, irá, consequentemente, majorar a renda .
A Aeronauta possui o direito ao auxílio-doença durante toda a gestação. Saiba mais no meu instagram: silviamarinhoadv
Gostou? Ficou alguma dúvida?